6 dicas de gestão de escritório de Arquitetura que vão te salvar

Hamilton Salem
Hamilton Salem
03 de outubro de 2020
JUNTE-SE A NÓS!
Entre para nossa lista VIP e receba conteúdos exclusivos e com prioridade:
Tópicos deste artigo:

Você está procurando dicas de gestão de escritório de Arquitetura? Eu decidi separar algumas que são essenciais e que vão salvar o seu negócio. São dicas que podem parecer básicas num primeiro momento, mas que são os pilares de uma boa gestão.

Como o papo hoje é direto e reto, vamos sem enrolação direto para as dicas!

Vamos às dicas de gestão de escritório de Arquitetura?

#1 Separar dinheiro pessoal e profissional

Essa é uma das dicas mais básicas e simples da gestão de escritório de Arquitetura, mas eu já vi muitos profissionais e empresários da área que estavam quase falindo por não fazerem isso. O seu dinheiro é seu. O do escritório é do escritório.

Não adianta tirar dinheiro do seu escritório para pagar despesas pessoais. Isso vai gerar um desfalque na sua empresa e você não terá controle real de quanto está entrando e saindo do seu trabalho.

Sem contar que o fato do escritório ser seu não significa que o dinheiro seja seu. Muitas vezes, é dinheiro de cliente, de fornecedores, de colaboradores etc. Você está sendo a ponte desse dinheiro.

6 dicas de gestão de escritório de Arquitetura que vão te salvar

#2 Mantenha um cronograma de ações

O cronograma é uma ferramenta importantíssima porque deixa bem claro qual o fluxo de trabalho, prazos e necessidades dentro do seu escritório. Ele não precisa ser engessado, mas precisa ser objetivo.

No seu cronograma de ações, é preciso colocar estimativa de tempo, os recursos necessários, acompanhamento dos processos etc.

Parte importante da gestão de escritório de Arquitetura é gerenciar as atividades, controlar prazos, definir novos projetos etc. O cronograma te ajuda a tomar as decisões claramente sabendo cada etapa do que está sendo realizado e do que ainda precisa ser feito.

#3 Seja um comunicador eficaz e transparente

Muitos problemas profissionais acontecem por falhas na comunicação. Seja na comunicação com cliente, funcionário, fornecedor ou qualquer outra pessoa. Uma comunicação mal feita pode estragar tudo.

Seja claro e transparente. Não basta se comunicar de um jeito que você acredita que a outra pessoa vai entender. Você precisa ter certeza que ela entendeu o que foi dito.

#4 Tenha uma boa organização de tudo

Não existe gestão de escritório de Arquitetura em meio à bagunça. Como você fará cobranças se não sabe onde estão os contratos? Como vai cobrar resultado dos funcionários se o ambiente está uma zona? Como você realiza cobranças se não sabe quanto seu cliente já pagou?

Não adianta tentar gerir em meio ao caos. Antes de tudo, organize a casa. Faça uma boa estrutura pra manter tudo organizado.

E essa organização passa pelo espaço de trabalho, papelada jurídica e fiscal, organograma das equipes, atendimento ao cliente. Tudo, tudo mesmo, precisa estar organizado.

#5 Seja um líder para seus colaboradores

Eu percebo que uma grande dificuldade dos Arquitetos quando começa a crescer é manter o seu fluxo e estrutura de trabalho sendo que têm outras pessoas realizando essas funções. E é nesse momento que entra o papel do líder.

Um líder não é aquele estereótipo do chefe que passa o dia sentado na sua sala somente dando ordens. O líder está do lado, ele faz parte da equipe, entende as necessidades dos seus colaboradores.

A gestão de escritório de Arquitetura depende de uma boa liderança para que todos trabalhem dentro do esperado.

6 dicas de gestão de escritório de Arquitetura que vão te salvar

#6 Não tente fazer todo o trabalho

Logo no começo, é comum que muitos Arquitetos tentem centralizar o máximo de trabalho possível pra economizar dinheiro. Eles evitam terceirizar algumas atividades pra poderem crescer, mas esse é o raciocínio errado.

E um grande exemplo disso está no marketing. Por que você vai passar horas estudando, testando e fazendo o marketing da sua empresa se não é isso que lhe dá dinheiro? O que lhe dá dinheiro é a Arquitetura. Então, seria muito mais interessante terceirizar alguém que faça toda a parte de marketing pra que você possa se dedicar ao core do seu negócio.

E isso se estende a muitas áreas. Vamos supor que você seja especialista em projetar prédios de alto padrão. Por que vai perder tempo fazendo maquete? Pague um especialista em maquetes para fazer isso e foque naquilo que lhe dá retorno!

Como está sua gestão de escritório de Arquitetura?

Agora que você conhece essas seis dicas de gestão de escritório de Arquitetura que podem salvar seu negócio como Arquiteto, está na hora de olhar para dentro do seu trabalho e ver quais são os pontos que você está errando.

E não se assuste se você ver que tem feito muitas coisas erradas. O primeiro passo para a mudança é o reconhecimento do problema. Você já sabe quais são os seus problemas. Agora, está na hora de seguir essas dicas e salvar sua carreira!

Hamilton Salem

DESCUBRA 5 TÉCNICAS PARA VENDER MAIS PROJETOS EM ARQUITETURA

Para qual email eu envio?

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Hamilton Salem
Hamilton Salem

Ajudo empreendedores a performarem melhor, com estratégias de Marketing & Vendas específicas para trazer autoridade, reconhecimento e mais vendas.

você vai gostar também

JUNTE-SE A NÓS!
Entre para nossa lista VIP e receba conteúdos exclusivos e com prioridade:

NÃO VÁ EMBORA!!

Telegram
Acesse o nosso canal no Telegram para receber conteúdos inéditos e exclusivos:
Telegram
Receba mais conteúdos exclusivos e inéditos no Telegram
Acesse agora