7 lições de marketing que aprendi na prática!

Hamilton Salem Instagram
Hamilton Salem
03 de março de 2021
Tópicos deste artigo:

Trabalhar diariamente com marketing, seja você um empreendedor, profissional da área ou um curioso, é muito diferente do que meia dúzia de gurus lhe ensina em alguns cursinhos. Eu já estou nessa vida há quase uma década e posso dizer que aprendi muitas lições de marketing na prática.

Tanto que, recentemente, eu gravei um SalemCast com meu amigo Gesiel Ferreira e boa parte da nossa conversa foi sobre essa discrepância que encontramos no meio do caminho.

Tanto eu, quanto o Gesiel, acompanhamos muito do mercado internacional de marketing. Um cenário muito mais maduro e fomentado. E muitas das coisas que estão sendo discutidas por lá ainda demorarão anos para chegar por aqui.

Por isso, eu decidi pegar alguns insights desse podcast que gravamos juntos, e que são lições de marketing que aprendemos fazendo, pra facilitar pra você nessa jornada!

Vamos às lições de marketing!

#1 Produto ruim pode matar um marketing bom

Essa daqui é uma coisa que o Washington Olivetto já dizia há anos, mas que parece ter se perdido nesse mundo do marketing digital. A pior coisa que pode acontecer para um produto ruim é um bom marketing.

Não adianta você estudar todos os princípios de marketing do mundo e ter grandes estratégias se você não conseguir entregar o que ofereceu para o seu cliente. O resultado será desastroso porque ele ficará insatisfeito, não vai recomendar e ainda pode sair por aí falando mal de você.

#2 O marketing deve se adaptar à minha realidade

São tantas fórmulas, hacks e sacadinhas pra ter sucesso com o marketing que a gente passa a repensar nosso negócio e modelar a nossa realidade com uma frequência muito grande, mas esse não é o caminho.

Ao invés de ficar tentando adaptar a sua realidade ao marketing, você precisa adaptar o marketing à sua realidade. Você deve fazer aquilo que faz sentido pra você quando fizer sentido pra você.

#3 A necessidade mata a estratégia

Se você tá sem vender, não tem dinheiro e o desespero aparece, a sua necessidade vai matar a estratégia. Não adianta querer pensar em toda a sua estrutura, funil de vendas etc. se você não tá pagando as contas.

É por isso que, quando estruturei o meu método de criação de estratégias de marketing digital para pequenos negócios e profissionais liberais, eu fiz com que a monetização fosse a última parte teórica do método, mas a primeira a ser colocada em prática.

#4 Não fale do que você não faz

Essa é uma daquelas lições de marketing que eu aprendi através do erro dos outros. Alguns anos atrás, participava de um grupo de empreendedores e um dos meus companheiros vendia educação financeira, mas, quando fomos renovar o grupo, ele não conseguiu porque não tinha o dinheiro necessário.

Se ele não conseguia ter uma boa vida financeira, como ele estava vendendo aquilo pros seus clientes? Olhando pro trabalho depois, eu entendi que ele realmente não conseguia viver o que vendia.

#5 Eu não posso perder minha vida

Meus primeiros anos de marketing digital foram muito duros. Eu perdi muita qualidade de vida, me alimentava mal, estava com sobrepeso, não dormia direito. Eu realmente estava destruindo minha saúde.

Quando minha esposa ficou grávida, eu percebi que não poderia continuar daquele jeito. Eu estava perdendo minha vida para seguir no marketing digital. Se eu quisesse aproveitar meu filho, eu precisaria mudar aquela realidade.

#6 Cada estratégia tem um tempo de maturação

Enquanto eu ficava pulando de uma estratégia pra outra indiscriminadamente, eu não conseguia ter um tempo de maturação. Estava sempre atrás do próximo hack e truque que poderia me ajudar.

Cada estratégia terá um tempo para ser efetivamente prática. Então, não adianta ficar pulando de uma pra outra. Você precisa ter em mente qual o tempo necessário.

#7 É melhor saber quem NÃO é seu cliente

Saber quem é seu cliente é muito importante, mas é mais importante ainda saber quem não é o seu cliente. Você precisa entender qual a pessoa pra quem não faz sentido vender.

Eu perdi muito tempo vendendo para pessoas que atrapalhavam o meu trabalho. Quando eu comecei a escolher com quem eu gostaria de trabalhar, eu construí um trabalho mais harmonioso e que fazia mais sentido pra mim e pros meus clientes.

Quais lições de marketing você aprendeu?

Essas foram só algumas das lições de marketing que eu aprendi em todos esses anos. No SalemCast que gravei com o Gesiel, você poderá encontrar muitas outras lições, mas agora eu quero saber de você. Me conta nos comentários deste post quais foram as lições de marketing que você aprendeu na prática!

COMPARTILHE ESTE ARTIGO:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
MAIS ARTIGOS:
Hamilton Salem Instagram
Hamilton Salem

Ajudo empreendedores a performarem melhor, com estratégias de Marketing & Vendas específicas para trazer autoridade, reconhecimento e mais vendas.

Descubra como o Método SALEM te ajuda a atrair novos clientes e expandir seu negócio pela internet, sem perder mais tempo e dinheiro com coisas complexas…
Hamilton Salem

Descubra como o Método SALEM te ajuda a atrair novos clientes sem perder tempo criando conteúdos ou coisas complexas...