Como definir público-alvo com o método mais eficiente!

Hamilton Salem Instagram
Hamilton Salem
12 de maio de 2021
Descubra o novo Método SALEM que te ajuda a atrair novos clientes e expandir seu negócio pela internet, sem perder mais tempo e dinheiro com coisas complexas…
Tópicos deste artigo:

Existem muitos métodos diferentes para definir o público-alvo do seu negócio, mas nem todos são tão eficientes. Um dos mais famosos é por demografia. Separar por gênero, idade, relacionamento, financeiro etc. Mas hoje eu quero lhe ensinar como definir o público-alvo do seu negócio com um método muito mais eficiente.

O problema do público-alvo demográfico

O método mais básico de como definir público-alvo é pensar em informações sobre aquela pessoa. Você começa a pensar sobre onde ela mora, o que consome, quais lugares frequenta, qual a idade, quais seus gostos, quanto ganha etc;

Mas eu não acredito que esse é o melhor jeito. Na verdade, au acho até um jeito um pouco burro de como definir público-alvo. Isso porque nós pensamos o público como uma massa única e heterogênea.

Quando pensamos dessa maneira, nós tratamos nosso público de um jeito superficial e não conseguimos atingir aquilo que mais importa. Suas dores!

Como definir público-alvo por dores

As dores são quase que universais. E quando a gente define nosso público por elas, nós conseguimos trazer pessoas interessadas e que vão se identificar muito mais pelo nosso negócio.

Vamos pensar numa nutricionista focada em veganismo, por exemplo. Ela pode definir várias informações demográficas para seu público e ainda assim não conseguirá atingir cada um deles. Agora, se ela entender quais são as maiores dores, ela conseguirá conversar com muitas pessoas de uma vez.

Alguns exemplos de dores que essa nutricionista poderia trabalhar:

  • Dificuldade de cozinhar em meio à rotina
  • Encontrar comidas veganas que supram suas necessidades
  • Alternativas veganas para comidas tradicionais
  • Paladar infantil para transitar ao veganismo

A partir daí, ela pode fazer diferentes campanhas e conteúdos para impactar pessoas que se identificam com essas dores. Se antes ela estava conversando apenas com uma parcela específica do público pelos dados demográficos, agora ela consegue conversar com todos pelas mesmas dores.

Pessoas em momentos diferentes da vida, mas com as mesmas dores. Algo que não seria possível definindo um público-alvo por dados demográficos.

Por que trabalhar com o público desse jeito?

Eu já te expliquei o primeiro motivo. Se você busca como definir público-alvo com bases demográficas, você trabalhará sua comunicação de um jeito genérico e frio. Pode até usar a mesma linguagem, estar nos lugares certos, mas não terá o mesmo impacto,

Agora, a conexão através dos problemas é imediata. Assim que essa nutricionista do exemplo publicar um post sobre dificuldades de veganos cozinharem na rotina, ela vai conversar diretamente com cada uma das pessoas que sofrem com isso.

E cada uma das dores vai conversar com uma parcela do público. Claro que nem todas serão tão eficientes, mas, com o passar do tempo, você descobre quais são os seus feijões mágicos que levarão direto ao pote de ouro.

Por isso que eu considero esse o método mais eficiente de definir público-alvo.

Conheça o novo e inovador método SALEM que gera novos clientes todos os dias, independente do seu serviço, preço ou mercado…

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Hamilton Salem Instagram
Hamilton Salem

Ajudo empreendedores a performarem melhor, com estratégias de Marketing & Vendas específicas para trazer autoridade, reconhecimento e mais vendas.

você vai gostar também

JUNTE-SE A NÓS!
Descubra como o Método SALEM te ajuda a atrair novos clientes e expandir seu negócio pela internet, sem perder mais tempo e dinheiro com coisas complexas…
Hamilton Salem

Descubra como o Método SALEM te ajuda a atrair novos clientes e expandir seu negócio pela internet, sem perder mais tempo e dinheiro com coisas complexas... cadastre-se!