Como ter um negócio escalável vendendo serviços

Hamilton Salem
Hamilton Salem
07 de novembro de 2020
JUNTE-SE A NÓS!
Entre para nossa lista VIP e receba conteúdos exclusivos e com prioridade:
Tópicos deste artigo:

Um negócio escalável é o sonho de todo empreendedor. Quem não quer crescer o seu negócio sem que isso signifique um aumento exponencial dos custos?

Esse é um modelo que tem feito sucesso nas empresas tecnológicas e, principalmente, startups. Mas quase todas as vezes que ouvimos falar sobre negócios escaláveis, isso parece uma realidade distante e até impossível para quem trabalha com serviços.

Por isso, no artigo de hoje, eu quero lhe mostrar como você pode ter um negócio escalável trabalhando com serviços e dar um salto no seu faturamento e vendas, sem que isso roube seu tempo e sua vida..

O que é um negócio escalável?

Um negócio escalável é qualquer negócio capaz de aumentar exponencialmente as suas vendas e faturamentos sem que isso represente o crescimento proporcional dos custos e trabalho. Uma empresa capaz de aumentar sua margem de lucro a cada nova venda realizada.

Vamos imaginar uma empresa que vende software, por exemplo. O produto comercializado é feito uma única vez. Novas vendas não afetam seu custo. Muito pelo contrário, elas aumentam a sua margem de lucro porque aumenta o faturamento, mantendo o mesmo custo de produção. Esse é o caso das redes sociais, startups, fintechs e muitas outras empresas que crescem rapidamente.

Como ter um negócio escalável vendendo serviços

Agora, se você é um Arquiteto, por exemplo, cada uma das suas vendas significa mais mão de obra, mais material e mais recursos que serão utilizados. Nesse caso, uma nova venda também é sinônimo de novos custos. O custo de produção está diretamente ligado ao número de vendas.

Um negócio escalável tem um grande potencial de crescimento porque seus custos de produção não crescem, o que significa que eles também crescem muito mais rápido, mas, acredite em mim, você pode vender serviços de um jeito escalável.

A importância de ser repetível e escalável

Quando falamos de um negócio escalável no setor de serviços, como o exemplo de Arquitetura que dei anteriormente, precisamos ter em mente que escala é sinônimo de repetição. Ou seja, precisa ser algo facilmente replicado por outras pessoas e que você possa fazer poucas ou uma única vez.

Um caminho possível pra fazer isso é vendendo o seu conhecimento. Seguindo no exemplo, vamos imaginar um Arquiteto que seja especializado em reforma de cozinhas. Ele é capaz de construir muitos produtos que estão ligados às cozinhas, desde criar um curso em que ensina pequenas dicas de reforma pro cliente fazer sozinho em casa até montar alguns packs de projetos adaptáveis para vender pra outros Arquitetos que não tenham essa especialidade, mas desejam trazer esse know how pro seu trabalho.

Seguindo na mesma linha de exemplo, um designer de interiores pode desenvolver paletas de cores e texturas pra que seus clientes testem combinações antes de comprar os móveis. Ou, quem sabe, modelos de pinturas em parede pra que os clientes escolham a que mais combina com sua casa?

Tanto o curso, quanto o pack de projetos, a paleta de cores e os modelos de pinturas só precisam ser feitos uma vez. A partir daí, cada venda aumenta o seu faturamento sem impactar nos custos. Isso significa que o seu lucro é cada vez maior.

As ideias de negócios escaláveis em serviços

As ideias de negócios escaláveis em serviços não são o produto final do seu negócio, mas uma forma de ganhar maior visibilidade e alcance.

O Arquiteto que vende o curso, por exemplo, ainda continua tendo o seu serviço de arquitetura, de projetar espaços, como um negócio não escalável. Afinal, depende do seu tempo, do seu conhecimento e dos seus recursos. Mas o curso de pequenas reformas pode ajudá-lo a chegar em novos públicos, ganhando dinheiro e aumentando a sua margem de lucro total.

Além disso, agora, ele pode cobrar mais pelos seus serviços porque se diferencia de outros profissionais. Quem deseja uma pequena reforma, sem gastar muito, pode comprar o seu curso. Quem quer um projeto de verdade, bem feito e personalizado, terá que pagar um valor justo.

O negócio de quem vende serviços não é escalável como um todo, mas ele pode ter produtos escaláveis que aumentem a sua participação no mercado e ainda sirvam como ferramenta de marketing. O curso é um exemplo. Ele se torna marketing pra quem quer reformar a cozinha.

eBook - Clientes Qualificados

DESCUBRA COMO ATRAIR CLIENTES QUALIFICADOS E MULTIPLICAR SEU LUCRO COM POUCOS CLIENTES - SEM STRESS!

Preencha seus dados e receba agora:

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Hamilton Salem
Hamilton Salem

Ajudo empreendedores a performarem melhor, com estratégias de Marketing & Vendas específicas para trazer autoridade, reconhecimento e mais vendas.

você vai gostar também

JUNTE-SE A NÓS!
Entre para nossa lista VIP e receba conteúdos exclusivos e com prioridade:

ATRAIA CLIENTES QUALIFICADOS

BAIXE O GUIA GRATUITO E MULTIPLIQUE SEU LUCRO COM POUCOS CLIENTES:

NÃO VÁ EMBORA!!

Telegram
Acesse o nosso canal no Telegram para receber conteúdos inéditos e exclusivos:
Telegram
Receba mais conteúdos exclusivos e inéditos no Telegram
Acesse agora