Escritório de Arquitetura – Como alavancar em tempo recorde!

Você já parou para pensar quantas pessoas procuram por escritório de arquitetura e design de interiores na internet todos os dias?

São muitas, muitas mesmos. Em uma pesquisa rápida no Google Adwords – ferramenta de anúncios e estudo de palavras do Google -, existem mais de 10 mil pesquisas mensais relacionadas ao termo “escritório de Arquitetura“.

E te pergunto: Quantos encontraram você?

Ou melhor, você está atendendo pelo menos uma parcela dessas pessoas que estão procurando por um escritório de arquitetura confiável?

 

Eu tenho quase certeza que a resposta é não.

6 Maneiras de Alavancar seu Escritório de Arquitetura

Numa pesquisa rápida, eu percebi que os resultados encontrados são de escritórios grandes e que tem nome no mercado, mas nós podemos trabalhar para fazer com que o seu escritório de arquitetura seja encontrado por esses clientes e você possa concorrer com os grandes nomes.

E hoje eu vou te ensinar seis dicas para fazer isto!

1 – Criar anúncios nas pesquisas do Google

Na pressa de crescer o escritório rapidamente, Arquitetos comuns procuram alternativas rápidas, simples e baratas para resolver os problemas, mas a verdade é que essas alternativas não existem.

O que existem são alternativas que podem chegar próximo disso.

E os anúncios nas pesquisas do Google são uma dessas opções.

Usando esse método para atrair pessoas, o seu escritório tem grandes chances de aparecer no topo dos resultados sempre que alguém procurar por escritório de Arquitetura ou qualquer outro tema semelhante.

O seu anúncio deve levar a pessoa para seu site.

Porém esta estratégia somente vai fazer o Arquiteto comum gastar dinheiro se ele não tiver um bom site que convença e venda projetos para ele.

Este é o segundo tópico.

2 – Ter um site bem ranqueado nas pesquisas

Um site bem estruturado para aparecer nos mecanismos de pesquisa fará com que você atraia muito mais pessoas para o seu escritório de Arquitetura.

Existe uma técnica chamada SEO – Search Engine Optimization – em que trabalhamos toda a estrutura do site para que ele se destaque em sites como Google.

Esse trabalho é muito importante porque pesquisas feita pelos próprios sites de pesquisa mostram que a maior parte das pessoas não passam da segunda página de resultados.

Portanto, você deve ter um site profissional e estar entre os primeiros resultados.

 

Parte desse trabalho de otimização e ranqueamento é imaginar como o seu cliente procuraria pra um escritório de Arquitetura na internet e trabalhar as palavras para que você apareça nessas pesquisas.

Se você trabalha exclusivamente em São Paulo, por exemplo, deve pensar que seus clientes devem pesquisar por:

  • Arquitetura em São Paulo
  • Arquitetura SP
  • Arquitetura em SP
  • Escritório de Arquitetura em São Paulo
  • Escritório de Arquitetura SP
  • Escritório de Arquitetura em SP
  • Arquiteto em São Paulo
  • Arquiteto SP
  • Arquiteto em SP

Além disso, existem muitas ferramentas que te ajudarão a pensar em como os clientes pensam. Uma das principais é o Planejador de Palavras-Chave do Google Adwords.

Você pode pesquisar por determinados termos e ele te mostrará uma relação de termos e pesquisas semelhantes.

3 – Escrever artigos para seu público-alvo

Outra forma de trabalhar o SEO em seu escritório de Arquitetura e trazer muito mais clientes de forma orgânica é através de artigos.

Escrever textos com frequência faz com que seu site se posicione melhor nos mecanismos de pesquisa e, além disso, você ainda ganha muita autoridade com o público-alvo.

Mas esses artigos não precisam estar no seu site apenas.

Eles podem ser feito para jornais locais, revistas, sites de terceiros etc. Até mesmo a publicação de livros é interessante.

 

Eu sempre gosto de ressaltar que as maiores referências em qualquer mercado de trabalho são aqueles que produzem conteúdo para seus clientes.

Pense nas maiores personalidades de qualquer mercado no Brasil – Flavio Gikovate, Dráuzio Varella, Flavio Augusto etc.- e verá que todos eles estão produzindo algum tipo de conteúdo para o seu público.

E não se engane em acreditar que eles só produzem esse conteúdo porque são famosos. O caminho é inverso.

Eles se tornaram famosos porque produziram muito conteúdo.

E você pode terceirizar isso, seja com freela ou com equipe de marketing prória.

Qual o melhor? Neste vídeo eu explico melhor:

4 – Gravar vídeos para o Youtube

Você sabia que o Youtube é o segundo maior buscador do mundo, ficando atrás somente do Google em volume de pesquisas mensais? Pois é!

Na era da velocidade e da preguiça de ler, muitas pessoas buscam vídeos para resolver suas dúvidas sobre os mais variados assuntos e existem muitas dúvidas sobre Arquitetura sendo resolvida no Youtube, mas nem sempre por profissionais experientes.

Na maioria das vezes, as pessoas que estão resolvendo as dúvidas não tem o menor conhecimento da área.

Você já reparou no grande número de canais que falam sobre decoração, arquitetura, design de interiores etc.? Isso não acontece por acaso. Muito pelo contrário.

Na maioria dos casos, esses canais e blogs são criados por arquitetos e decoradores que desejam deixar o seu nome conhecido no mercado para conquistarem mais clientes.

Porém, existem muitos se aproveitando dessa brecha que tantos outros segmentos da arquitetura deixam para ganhar dinheiro com vídeos.

 

Assim como é importante você aparecer no Google, Bing, Yahoo e qualquer outro buscador do mundo quando as pessoas procurarem por arquitetos, principalmente na área em que você tem maior conhecimento, o seu escritório de arquitetura também precisa aparecer nos primeiros resultados do Youtube.

*Importante: O Youtube é do Google, ou seja, se você fizer um bom trabalho no Youtube, seu site profissional pode levar vantagens sobre isso.

5 – Pedir depoimento dos clientes de Arquitetura

Nós costumamos usar, em técnicas de negociação, os gatilhos mentais..

Esses gatilhos são frases, ações e chamadas para que nosso cliente faça o que queremos acreditando fazer porque ele quer.

Ou seja, você conduz o cliente a realizar uma ação específica para te contratar.

E um dos gatilhos mentais mais importantes no mercado de serviços, como a Arquitetura, é o gatilho da aprovação social.

Esse gatilho é bem simples e básico.

Muitos clientes têm receio de contratar o serviço por não conhecerem, então, precisam da aprovação de outras pessoas que já contrataram esse serviço anteriormente.

E essa aprovação social fará com que ele esteja mais propenso a contratar.

Os clientes podem ser divididos em algumas categorias bem simples:

Processo de compra de Arquitetura

 

  • Innovators – Os primeiros clientes a comprarem um produto ou contratarem um serviço. Eles são inovadores e gostam de novidades. Estão dispostos a correr o risco de comprar algo que ainda não foi avaliado. Aquele cara que compra protótipos de óculos de realidade virtual, por exemplo.
  • Early Adopters – Esses não são tão inovadores quanto os primeiros, mas gostam de conhecer as novidades e comprar coisas que estão há pouco tempo no mercado. Eles não são os primeiros a comprar, mas compram antes da maioria. Aqui estão aquelas pessoas que dormem na fila da Apple pelo novo iPhone.
  • Early Majority – Nesta etapa, está a maior parte dos compradores – junto da anterior e da próxima. Eles são mais pragmáticos e esperam a aprovação dos mais arriscados para comprar qualquer produto ou serviço. Como todas as outras pessoas do mundo que comprarão um iPhone passado o tempo de lançamento.
  • Late Majority – Aqui estão os clientes mais conservadores. Eles não estão dispostos a correr o risco de comprar algo novo, mesmo que tantos outros estejam comprando, sem antes ver que muitos estão satisfeitos. Esse cliente é aquele que comprou um iPhone 7 quando o iPhone 11 estava sendo lançado.
  • Laggards – Esses são os retardatários. Aqueles que são céticos quanto aos produtos e serviços, mesmo depois de toda a aprovação social. Eles só se tornarão cliente depois que passar a maior onda. Igual aquele tio-avô que acabou de comprar um Motorola V3 no Mercado Livre.

Como você pode ver nas explicações e no gráfico, a maior parte dos clientes precisam que outros comprem antes. Até mesmo os Early Adopters, que são visionários, precisam da aprovação social dos Innovators para comprar um produto ou contratar um serviço.

Pedir o depoimento de seus clientes é uma excelente forma de mostrar essa aprovação. Você pode pedir para ele escrever um pequeno depoimento pro seu site, gravar um vídeo para seu canal no Youtube ou qualquer outra forma.

Se você acessar o site de grandes prestadoras de serviço, verá que todas colocam as logos de seus clientes. Essa é uma forma de usar o gatilho da aprovação social.

6 – Construir uma lista de e-mail

O dinheiro está na lista. Essa é uma das frases favoritas dos gurus de marketing digital.

E o que eles querem dizer com isso é que as listas de e-mail estão entre as melhores formas de vender seus produtos e serviços para qualquer pessoa de forma rápida e eficiente.

Para você entender melhor o que quero dizer, eu separei algumas estatísticas sobre o e-mail marketing:

  • 44% das pessoas que estão em lista de e-mails já fizeram pelo menos uma compra estimuladas por e-mails promocionais.
  • O retorno para cada dólar investido em e-mail marketing é de US$ 44,25.
  • 82% dos consumidores abrem e-mails enviados por empresas.
  • 92% dos usuários de internet tem pelo menos um e-mail.
  • Clientes cadastrados em listas de e-mail gastam 83% mais que os não cadastrados.

Olhando esses números, é impossível não apostar em uma lista de e-mail para fazer o seu escritório de arquitetura crescer em tempo recorde.

Se você quiser mais dicas sobre como usar esse método, eu ensino tudo muito bem explicado no livro O Arquiteto de Elite.

Está pronto pra bombar seu escritório de arquitetura?

Essas dicas são realmente importantes para você fazer o seu escritório de arquitetura crescer em tempo recorde.

Elas farão com que você consiga atrair muito mais clientes de uma forma natural e muito mais relevante do que os métodos tradicionais de prospectar clientes.

Quando nós dependemos somente de indicação, por exemplo, não temos o menor controle sobre o trabalho.

É impossível saber quantos clientes chegarão até o nosso escritório no próximo mês e não podemos planejar nenhuma ação efetiva.

E o mais triste de tudo é que essa é a realidade de mais de 80% dos arquitetos brasileiros.

Então, pare de depender apenas de indicações e formas tradicionais de conquistar clientes.

Comece agora a sua jornada para crescer seu escritório de arquitetura.

Quer levar seu negócio ao próximo nível?

Aperte o botão abaixo e veja como posso te ajudar:
exclusivo!
Leia também:
+ 0
Anos de mercado
+ 0
milhões de reais gerados
+ 0
clientes atendidos
Hamilton Salem
Hamilton Salem é um consultor perito em marketing digital e vendas online, com uma vasta experiência no campo.

Formado em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP), começou sua carreira full time no mercado digital em 2011.

Desde então, trabalhou diretamente com mais de 3.000 negócios, auxiliando-os a alcançar resultados excepcionais.

Hamilton é conhecido por suas parcerias e colaborações com alguns dos maiores nomes do mercado digital, incluindo Wendell Carvalho, Pedro Superti, Victor Damásio, Ivan Quirino, Rafa Cappai, Henrique Teixeira, entre outros.

Sua experiência inclui cursos, treinamentos, formações, mentoria, consultoria e palestras que impactaram diretamente a trajetória de muitos profissionais e negócios.

Além de sua carreira no marketing digital, Hamilton é apaixonado por sua família e qualidade de vida.

Hamilton Salem é uma autoridade no campo do marketing digital e oferece consultoria personalizada para negócios que buscam impulsionar suas estratégias online e alcançar o próximo nível de sucesso.
Hamilton Salem
Hamilton Salem
Direitos Reservados®
Termos de uso e políticas de privacidade

Produzido por PDK Consultoria | CNPJ 20.527.389/0001-35
🔒 Seus Dados Estão 100% Seguros
[Treinamento gratuito]

Como Transformar Curiosos em Cientes Qualificados em 48 horas ou menos!