Por que Arquitetos devem trabalhar com nicho de mercado?

Hamilton Salem
Hamilton Salem
03 de outubro de 2020
JUNTE-SE A NÓS!
Entre para nossa lista VIP e receba conteúdos exclusivos e com prioridade:
Tópicos deste artigo:

Atuar dentro de um nicho de mercado pode ser o caminho mais rápido e prático para Arquitetos começarem a se destacar da concorrência. A delimitação das áreas que você vai atuar ajuda a definir ações mais certeiras e impactar as pessoas certas para o seu trabalho.

Existem milhares de Arquitetos disponíveis no mercado. E a maioria deles é generalista. Ou seja, vendem qualquer tipo de serviço. Isso faz com que o cliente contrate sempre o mais barato, ou aquele que foi indicado por um amigo.

Agora, se você tem um nicho de mercado, você se torna um arquiteto especialista em determinado segmento e deixa de competir com a maioria dos Arquiteto. Mas, para você entender isso, antes, eu quero lhe explicar um pouco melhor o que é um nicho de mercado.

O que é um nicho de mercado?

De uma forma bem direta e genérica, nicho de mercado é um recorte ou fatia de um determinado segmento de negócio. É quando uma empresa seleciona um segmento menor dentro do público.

Esse nicho pode ser definido por interesses ou áreas de atuação semelhantes. Ele costuma surgir para apresentar soluções para um público que ainda não se vê representado pelas ofertas do mercado.

Dentro da Arquitetura, você pode definir o seu nicho através de estilos de obras, perfil do público-alvo, cômodos que prefere trabalhar. São muitas as possibilidades que te colocam como o profissional certo para atender uma determinada fatia do público.

Mas por que definir um nicho?

A primeira reação da maioria das pessoas quando ouve falar em nicho de mercado é pensar: mas por que vou limitar o que eu posso fazer se, quanto mais trabalhos eu puder fazer, maiores serão as minhas oportunidades. E se você também pensou nisso, eu devo dizer que você está enganado.

Como eu disse logo no começo deste artigo, existem milhares de Arquitetos no Brasil. E muitos deles estão fazendo de tudo. Quando você escolhe um nicho específico com o qual você gostaria de trabalhar, as pessoas passam a te reconhecer dentro daquela área de atuação. Você deixa de ser só mais uma opção entre tantas que faz qualquer coisa e se torna a opção certa para um problema específico.

Vamos supor que você queira se especializar em reformas de cozinhas, por exemplo. Essa é uma parte complexa da casa por envolver os encanamentos. As pessoas poderiam procurar qualquer outro Arquiteto para reformar suas cozinhas, mas, sabendo de todas as complicações, vão preferir um profissional que seja especialista nessa área.

Por que arquitetos devem ter um nicho de mercado?

Como escolher o meu nicho?

A escolha de um nicho de mercado é um processo importante das estratégias de marketing e vendas para Arquitetos. Isso porque você sempre fará tudo pensando em impactar essa parcela da população.

É um dos primeiros passos do planejamento estratégico da sua carreira. Então, presta atenção nessas três dicas simples porque elas são importantíssimas para sua decisão.

Defina seus objetivos

Pense na sua carreira para os próximos anos. O que você gostaria de estar fazendo? Onde você gostaria de estar trabalhando? Quais clientes você gostaria de atender? O primeiro passo está em saber o que você quer para a sua vida pessoal e profissional.

Essas primeiras perguntas são essenciais para tirar algumas possibilidades que não te levarão a cumprir seus objetivos.

Busque aquilo que você mais gosta

Não adianta escolher um nicho de mercado só porque têm pessoas disponíveis. Você precisa fazer aquilo que ama e sente prazer. Busque entender quais são os projetos que mais te agradam, o que você seria capaz de fazer por horas sem se cansar.

Uma dica importante é começar analisar sua rotina, talvez até uma espécie de diário de trabalho, para encontrar esses seus prazeres profissionais.

Entenda mais sobre os seus clientes

Também é importante conversar com os clientes que já te contrataram. Pergunta por quais motivos eles chegaram em você, o que fez eles fecharem contrato, quais diferenciais enxergaram no seu trabalho.

Muitas vezes, você já tem um nicho de mercado na mão, mas ainda não o descobriu por não ter essa conversa com os seus clientes.

Hamilton Salem

DESCUBRA 5 TÉCNICAS PARA VENDER MAIS PROJETOS EM ARQUITETURA

Para qual email eu envio?

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Hamilton Salem
Hamilton Salem

Ajudo empreendedores a performarem melhor, com estratégias de Marketing & Vendas específicas para trazer autoridade, reconhecimento e mais vendas.

você vai gostar também

JUNTE-SE A NÓS!
Entre para nossa lista VIP e receba conteúdos exclusivos e com prioridade:

NÃO VÁ EMBORA!!

Telegram
Acesse o nosso canal no Telegram para receber conteúdos inéditos e exclusivos:
Telegram
Receba mais conteúdos exclusivos e inéditos no Telegram
Acesse agora