Por que você NÃO precisa estudar marketing? Descubra aqui!

Hamilton Salem
Hamilton Salem
17 de outubro de 2020
JUNTE-SE A NÓS!
Entre para nossa lista VIP e receba conteúdos exclusivos e com prioridade:
Tópicos deste artigo:

Estudar marketing digital virou quase que obrigatório pra quem deseja empreender ou ter um negócio nos últimos anos. Se você abrir qualquer rede social neste exato momento, é bem provável que seja impactado por algumas dezenas de anúncios de muitas pessoas que dizem já ter ganhado muito dinheiro e, agora, vão te ensinar como fazer o mesmo.

São vídeos e fotos em lugares paradisíacos, passeios de lanchas, carros que custam centenas de dólares e, até mesmo, grandes salas nos maiores centros comerciais do Brasil.

E sabe qual é a verdade? Estudar marketing pode, sim, ser um caminho maravilhoso pra você começar uma carreira. Eu sou um cara apaixonado por desenvolver processos e pensar estratégias. Me encontrei muito nessa área. Mas é justamente isso: eu sou um profissional de marketing.

Quando eu fiz os meus primeiros cursos e treinamentos, eu trabalhava como comprador de um grande empresa. Eu sou formado em engenharia e era responsável por todas as compras de uma empresa. Como eu tinha o conhecimento técnico e o faro pra negócios, a minha tarefa era conquistar os melhores preços, ter os melhores fornecedores e reduzir os custos da empresa através de compras melhores.

Estudar marketing me colocou do outro lado do balcão. Eu aprendi como aquele conhecimento que eu já tinha de forma empírica poderia ser usado pra vender. Eu me apaixonei por isso e comecei a ajudar algumas pessoas ao meu redor. Eu me tornei um verdadeiro marketeiro.

Estudar marketing vai lhe transformar num marketeiro

A verdade é que, se você estudar marketing, você vai se transformar num marketeiro. Foi exatamente isso que aconteceu comigo. Eu abandonei a minha carreira como engenheiro que era especializado em compras e me tornei um marketeiro. E estou muito feliz com isso. O problema é que a maioria não está.

Em todos esses anos, eu fiz muitos amigos no meio do marketing digital e do empreendedorismo. Conheci muitas pessoas que abriram mão de suas carreiras pra se dedicar ao marketing e às vendas. Eles passavam horas dos seus dias estudando e praticando o máximo possível.

Muitos começaram a entrar num looping infinito pra aprender sobre Ads, SEO, content marketing, inbound marketing, outbound marketing, inside sales e mais um monte de termos em inglês que faz qualquer pessoa de fora da área ficar enlouquecida.

Essas pessoas eram Arquitetos, engenheiros, designers, médicos, advogados, psicólogos etc. que deixaram suas profissões de lado e se dedicaram ao marketing. No fundo, tudo que eles queriam era usar o marketing como um potencializador das suas carreiras, mas se tornaram marketeiros profissionais..

Erros que você comete quando se dedica a estudar marketing

  • Perder o foco no que realmente importa, que é o seu trabalho;
  • Produzir muito conteúdo sem um objetivo, apenas porque lhe disseram que você precisa fazer isso;
  • Dedicar horas do seu dia pra estudar marketing, quando você poderia terceirizar pessoas mais bem qualificadas;
  • Se adaptar tanto com uma linguagem do mercado de marketing digital que deixa de falar do mesmo jeito que o seu público;
  • Deixar de lado sua carreira, na ilusão de ganhar muito dinheiro ensinando como fazer marketing digital;
  • Acreditar que já domina tanto do marketing que perde oportunidades por não trabalhar junto de especialistas;
  • Entrar num grande funil de vendas que vai lhe fazer comprar um curso atrás do outro, mas nunca sair do estágio inicial;
  • Deixar de estudar sobre a área de atuação e aprimorar o core do seu negócio;

Como estudar marketing digital do jeito certo?

E se você estava empolgado pra estudar marketing como uma forma de potencializar o seu negócio, é bem provável que, neste momento, você esteja pensando algo como:

Então, Hamilton, você está me dizendo que estudar marketing é perda de tempo?

Calma que também não é bem assim. Você precisa, sim, estudar marketing pra potencializar o seu negócio. O que você não precisa é se tornar um especialista em marketing. Você pode construir uma rede de profissionais, freelancers ou contratados, que podem lhe ajudar a fazer tudo isso.

Eu, por exemplo, domino muitas partes do marketing. É mais de uma década estudando e trabalhando com esses conceitos. Mas isso não significa que eu precise fazer tudo isso. Muito pelo contrário.

Eu me dedico completamente aquilo que está dentro do core do meu negócio, que é ajudar profissionais liberais e pequenos empresários, principalmente Arquitetos e Designers, a construir uma autoridade e realizar vendas através das estratégias de marketing, vendas e estruturação de processos.

Eu poderia fazer meus anúncios, tráfego direto, edição e otimização de vídeos, criação de funis, produzir arte etc.? Claro, eu poderia fazer tudo isso. Mas esse não é o meu trabalho.

Por isso que eu sempre digo que o jeito certo é conhecer o básico de marketing e buscar uma rede de profissionais que será capaz de lhe atender e impulsionar o seu negócio. Desse jeito, você não perde tempo aprendendo algo que pode ser feito de um jeito melhor por alguém especializado e nem abre mão de trabalhar com aquilo que você ama.

O que você precisa estudar?

  • A função de cada mídia social e qual objetivo deseja alcançar com cada uma delas;
  • Como estruturar uma copy ou carta de vendas pra aumentar a conversão. Você não precisa saber escrevê-la, mas conhecer os princípios;
  • Como funcionam as estruturas de anúncio do Google, Youtube, Facebook, Instagram e Linkedin. Isso te impede de perder dinheiro;
  • Seu público-alvo e nicho de mercado pra definir junto do seu time de especialistas as estratégias ideais;
  • Comportamento de compras e como as pessoas se relacionam com a sua empresa e com você nas redes sociais;

Esses são alguns exemplos do que você pode estudar de marketing pra melhorar o seu posicionamento sem se transformar num marketeiro profissional. Num aspecto geral, você precisa estudar os conceitos e não a prática!

Hamilton Salem

DESCUBRA 5 TÉCNICAS PARA VENDER MAIS PROJETOS EM ARQUITETURA

Para qual email eu envio?

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Hamilton Salem
Hamilton Salem

Ajudo empreendedores a performarem melhor, com estratégias de Marketing & Vendas específicas para trazer autoridade, reconhecimento e mais vendas.

você vai gostar também

JUNTE-SE A NÓS!
Entre para nossa lista VIP e receba conteúdos exclusivos e com prioridade:

NÃO VÁ EMBORA!!

Telegram
Acesse o nosso canal no Telegram para receber conteúdos inéditos e exclusivos:
Telegram
Receba mais conteúdos exclusivos e inéditos no Telegram
Acesse agora