Toda venda é a construção de um vínculo

Se tem uma dificuldade que basicamente todos os arquitetos com quem trabalho encontram é a venda. E um dos principais motivos pra isso acontecer é o fato da gente sempre pensar na venda associada diretamente a produtos de consumo, enquanto arquitetos trabalham, no geral, com serviços de alto padrão.

Nesse caso, não adianta querer usar as mesmas estratégias que as Casas Bahia se você quer encher o seu escritório de arquitetura de novos clientes. Você precisa adotar estratégias focadas no seu negócio como arquiteto.

E o começo disso é entender que a venda de serviços de arquitetura é a construção de um vínculo muito maior. É a construção de um relacionamento que começa a ser formado antes mesmo do primeiro contato que você tem com o seu cliente.

Se pensarmos na estrutura dos relacionamentos, fica muito mais fácil de entender como essas vendas são construídas e não perder mais trabalhos por errar nessa parte.

Toda venda é a construção de um vínculo

Tentar vencer uma venda é o caminho pra quebrar o vínculo

Só existe um vencedor e um ganhador numa negociação quando um lado está querendo se aproveitar do outro. Caso contrário, as duas pessoas sairão vencedoras de uma negociação.

Como a venda é a construção de um vínculo, se existir um ganhador e um vencedor, esse é o primeiro passo para a quebra do vínculo. Todos devem ganhar. Você, arquiteto, ao conquistar o trabalho e receber o dinheiro. Seu cliente através dos benefícios que você entrega com o seu serviço.

Nunca entre na negociação pra vencer o seu cliente. Entre sempre pra que esse vínculo seja fortalecido e firmado. Porque, afinal de contas, quebrar esse vínculo impede que o cliente volte a comprar de você futuramente e, como vou mostrar mais pra frente neste artigo, você pode fazer esse mesmo cliente manter o relacionamento e continuar comprando de você.

O relacionamento não nasce da noite para o dia

É verdade que muitas compras são feitas por impulso, mas esse não é o caso dos serviços de arquitetura. Ninguém conhece um arquiteto num dia e o está contratando no dia seguinte. Mesmo os arquitetos mais famosos do mundo têm algum tipo de relacionamento com os seus clientes, nem que seja de ídolo com fãs.

Então, não saia por aí achando que você vai converter pessoas rapidamente pros seus serviços. Você precisa construir um relacionamento passo a passo sem pular nenhuma etapa da jornada.

E pense bem: os relacionamentos mais duradouros e estruturados são aqueles que mais rendem dinheiro para o seu negócio de arquitetura, mas isso não significa enrolar muito pra vender. Na verdade, significa que você pode vender sempre para um mesmo cliente e aumentar seus ganhos exponencialmente.

Se a venda é a construção de um vínculo, não significa que o seu relacionamento deve acabar ali. Pelo contrário, é a confirmação de que este relacionamento foi construído. A barreira de confiança mais difícil desse relacionamento é a do dinheiro. A partir do momento em que o cliente te pagou, ele está suscetível a comprar de você outras vezes.

O erro de muitos arquitetos está em achar que a venda e a entrega dos serviços é o final deste relacionamento. Arquitetos de Elite sabem que esse é o primeiro passo do fortalecimento do relacionamento e,  a partir daí, trabalham esse vínculo pra vender novos serviços aos clientes.

Toda venda é a construção de um vínculo

As vendas acontecem a todo momento

Apesar das vendas não serem da noite para o dia, mas frutos de uma construção, isso não quer dizer que existe hora e momento para acontecer. Imagine como os relacionamentos surgem. Eles aparecem nos lugares mais inesperados de maneiras que nem somos capazes de imaginar.

Você pode trabalhar todos os dias dentro de um escritório ao lado de uma pessoa com quem não tem nenhum relacionamento além do profissional, mas passar dois minutos conversando com um desconhecido na fila do banco e construir uma amizade incrível.

As vendas  também acontecem dessa forma. Não se limite a vender apenas quando está trabalhando. Essas relações e vínculos podem surgir a qualquer momento e você precisa estar preparado para identificá-las. Esteja aberto a construir novos relacionamentos e você vai perceber que existem clientes do seu negócio de arquitetura em todos os lugares, mas que você talvez nunca esteve aberto pra percebê-los.

Mas lembre-se: a venda é a construção de um vínculo. Então, não saia vendendo seu serviço por aí, mas construindo relacionamentos.

Quer levar seu negócio ao próximo nível?

Aperte o botão abaixo e veja como posso te ajudar:
exclusivo!
Leia também:
+ 0
Anos de mercado
+ 0
milhões de reais gerados
+ 0
clientes atendidos
Hamilton Salem
Hamilton Salem é um consultor perito em marketing digital e vendas online, com uma vasta experiência no campo.

Formado em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP), começou sua carreira full time no mercado digital em 2011.

Desde então, trabalhou diretamente com mais de 3.000 negócios, auxiliando-os a alcançar resultados excepcionais.

Hamilton é conhecido por suas parcerias e colaborações com alguns dos maiores nomes do mercado digital, incluindo Wendell Carvalho, Pedro Superti, Victor Damásio, Ivan Quirino, Rafa Cappai, Henrique Teixeira, entre outros.

Sua experiência inclui cursos, treinamentos, formações, mentoria, consultoria e palestras que impactaram diretamente a trajetória de muitos profissionais e negócios.

Além de sua carreira no marketing digital, Hamilton é apaixonado por sua família e qualidade de vida.

Hamilton Salem é uma autoridade no campo do marketing digital e oferece consultoria personalizada para negócios que buscam impulsionar suas estratégias online e alcançar o próximo nível de sucesso.
Hamilton Salem
Hamilton Salem
Direitos Reservados®
Termos de uso e políticas de privacidade

Produzido por PDK Consultoria | CNPJ 20.527.389/0001-35
🔒 Seus Dados Estão 100% Seguros
[Treinamento gratuito]

Como Transformar Curiosos em Cientes Qualificados em 48 horas ou menos!